terça-feira, 30 de outubro de 2012

A maior tempestade tropical.


Nova Iorque, New Jersey e Long Island estão sob alerta e receberam ordem de evacuação devido à tempestade tropical Sandy. Talvez a maior tempestade de sempre registada no continente americano. Para além de todo o prejuizo material, já causou mais de 30 000 mortos só nos Estados Unidos da América. Deslocando-se a uma velocidade média de 37 km/h, chega a ter ventos com mais de 130 km/h.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O maior Desfiladeiro do Sistema Solar

Foram obtidas novas imagens pela ESA do Canyon "Valles Marineris" em Marte. Tem mais de 4000Km de comprimento, 200Km de largura e 10Km de profundidade, o que o torna o maior do nosso Sistema Solar.
As imagens foram obtidas pela sonda Mars Express ao efetuar 20 órbitas individuais àquele planeta.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

À procura de Super-Terras

A ESA vai lançar em 2017 o Cheops para estudar as "Super-Terras". O Cheops é um satélite que a ESA está a desenvolver para integrar a missão que faz parte do programa de "Pequenas Ciências". As Super-Terras são planetas com pelo menos o dobro da massa da Terra.
Esta procura vai efetuar-se nos sistemas onde já se conhecem outros exoplanetas. Esta missão foi selecionada entre outras missões que concorreram ao projeto "Pequenas Missões".

domingo, 21 de outubro de 2012

A Lua como "filha" da Terra

Imagem: Don Davis/Harvard
Sarah Stewart, professora de ciências da Terra e planetárias em Harvard e Matija Cuk, astrónomo e investigador do Instituto Seti, são autores de um estudo que pretende demonstrar que a Lua resultou da colisão da Terra com Theia, planeta com dimensões similares a Marte. Este estudo foi apoiado pelo programa "As origens do Sistema Solar" (Origins of Solar Systems) da NASA.
Eles propõem que a Terra girava mais rápido, com um período de cerca de 3 horas, tendo colidido com Theia e formado detritos que deram origem à Lua. Este acontecimento terá tido lugar à 4500 milhões de anos.

sábado, 20 de outubro de 2012

Diretor da FEUP ganha prémio internacional

O Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, foi distinguido com a medalha Dieter Behrens, prémio da Federação Europeia de Engenharia Química (EFCE), atribuído apenas de 4 em 4 anos. A referida medalha será atribuída no dia 21 de abril de 2013 em Haia, na Holanda, na cerimónia de abertura da conferência europeia em Engenharia Química.
Este prémio pretende reconhecer a sua contribuição para o engrandecimento do perfil da engenharia química na Europa, nomeadamente a dedicação e a larga contribuição, desde 2001 como Diretor do Departamento de Engenharia Química, até ao presente, como Diretor da FEUP, para a educação e qualificação em engenharia química na Europa.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O exoplaneta mais próximo da Terra

O exoplaneta (planeta fora do Sistema Solar) mais próximo da Terra foi descoberto pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.
Encontra-se a orbitar a estrela Alpha Centauro B, estrela de um sistema triplo, a 4,4 anos-luz do Sol.
Este planeta não terá vida pois encontra-se fora da zona considerada com condições para albergar vida. No entanto, poderão haver mais planetas no mesmo sistema planetário.

sábado, 13 de outubro de 2012

Ranking das escolas 2012

No ranking das escolas de 2012, a ESALV ficou em 400º lugar por escolas. É um resultado mais fraco do que o obtido em 2011.



Uma vez que as piores médias a nível nacional foram a Física e Química, era de esperar que o resultado se refletisse na classificação da ESALV na respetiva disciplina.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O ESO faz 50 anos

O Observatório Europeu do Sul (ESO) comemora hoje 50 anos com a divulgação de 50 imagens de alta resolução.
As imagens podem ser observadas na exposição no Edificio do Planetário do Porto e CAUP até ao dia 24 de novembro (Dia Nacional da Cultura Científica).

Prémio Nobel da Química 2012


O Prémio Nobel da Química foi atribuído ao estudo sobre recetores das células. Robert Lefkowitz (foto esquerda) e Brian Kobilka (foto direita), ambos americanos, mapearam uma importante família de receptores, permitindo às células do corpo perceberem e responderem a sinais externos. Este avanço permite-nos o desenvolvimento de medicamentos melhores com menos efeitos secundários.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Prémio Nobel da Física 2012


O Prémio Nobel da Física de 2012 foi atribuído ao francês Serge Haroche (foto esquerda) e ao americano David Wineland (foto direita) pelo trabalho desenvolvido na área da ótica quântica. O trabalho destes físicos permite uma nova abordagem das partículas quânticas. Não necessitando de as "destruir", podem-se quantificar e manipular sem alterar as suas propriedades.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Mais jovens portugueses a brilhar.


Mais uma medalha de ouro e três medalhas de prata conquistadas pelos portugueses nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática.
Portugal ficou no segundo lugar por países, tendo recebido este ano ainda a Copa Puerto Rico, que se destina ao país que mais subiu na classificação nos últimos 3 anos.