sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Voyager deixou o Sistema Solar

Finalmente foi confirmada pela NASA a saída oficial do nosso Sistema Solar pelo objeto mais distante construído pelo homem.
Só agora conseguiram obter as medições feitas pela Voyager relativamente ao plasma que a rodeia e que determina se ainda está na heliosfera.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Inversão do campo magnético do Sol

O campo magnético do Sol muda de polaridade a cada 11 anos. Segundo Todd Hoeksema da Universidade de Stanford, estamos a poucos meses desse acontecimento, com uma inversão completa da polaridade.
O campo magnético solar estende-se muito para além dos limites do nosso sistema solar. Esta inversão será sentida em toda a sua extensão, primeiramente com uma diminuição do campo magnético e depois surgindo com a polaridade invertida.

Imagem do Observatório Wilcox/Stanford

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Exames Nacionais do Secundário 2013

Mais uma vez os resultados, na disciplina de Física e Química, foram dos mais baixos, sendo mesmo os que têm a maior taxa de reprovação.
Já parece "normal" e ninguém parece importar-se com este facto.
Temos um país que, no futuro, ficará dependente dos técnicos formados nos outros países.




terça-feira, 11 de junho de 2013

Vencedora do Young Scientist Award

Estudante de Doutoramento em Química Sustentável na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) venceu o Young Scientist Award 2013.
Este prémio foi conseguido com o trabalho desenvolvido na área da nanoquímica e de nanopartículas de sílica fluorescentes.
Pode ler o artigo original em: Notícias UP.



quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ouro cresce nas árvores

Na Universidade de Massey, na Nova Zelândia, uma equipa de investigadores descobriu como extrair nanopartículas de metais do solo através das raízes de algumas plantas, como a mostarda ou o girassol. Estas plantas possuem um crescimento rápido, tornando-se viável a extração de metais através desta técnica já utilizada com sucesso em nanopartículas de ouro.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Vacina que evita a chegada da Heroína ao cérebro.

Na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences" foi publicada uma investigação sobre os efeitos de um fármaco que conseguiu bloquear a circulação da heroína na corrente sanguínea. Esta substância bloqueia a circulação da heroína e da 6-acetilmorfina, um produto resultante da metabolização da heroína, evitando a sua chegada ao cérebro.
A experiência foi conduzida com sucesso em ratos viciados em heroína, podendo vir a constituir um grande passo no combate à dependência desta droga. Outro ponto favorável deste fármaco é não bloquear as substâncias utilizadas no tratamento da dependência da heroína, como a metadona e a buprenorfina.


Molécula da Heroína

terça-feira, 30 de abril de 2013

A Terra é 1000ºC mais quente.

Uma equipa de cientistas da Organização Nacional de Investigação Tecnológica francesa determinou a temperatura do centro da Terra recorrendo a um novo método, verificando que é 1000ºC superior àquela que foi determinada há 20 anos atrás.
Utilizando uma nova técnica, na qual se recorre à difração de um intenso feixe de raios-x, determinou-se que o ferro a uma pressão de 2,2 milhões de atmosferas funde a 4800ºC. Recorrendo a modelos matemáticos determinou-se então o ponto de fusão do ferro para 3,3 milhões de atmosferas, pressão prevista para a fronteira do núcleo terrestre, chegando ao valor de 6000ºC. (Artigo original)

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Equipa de Leiria vence F1 in Schools

Estão de parabéns os alunos que compõem a equipa Z_impulse por terem vencido a final regional de F1 in Schools. A equipa é composta por alunos das Escolas Secundárias Afonso Lopes Vieira, Rodrigues Lobo e Domingos Sequeira de Leiria e é coordenada pelo professor José Carlos Soares Mendes. Estão agora apurados para a prova nacional a realizar em Espinho no mês de Junho.
Esta competição consiste na produção de um modelo em miniatura para ser lançado a velocidades superiores a 50Km/h. O desafio colocado aos alunos é conseguirem o melhor design, material e aerodinâmica para conseguirem a maior velocidade possível.









quinta-feira, 11 de abril de 2013

Relocalizar um asteróide

A NASA pretende capturar um pequeno asteroide (entre 7 e 10 metros de diâmetro) e relocaliza-lo para posteriormente ser estudado.
A Agência Espacial está a desenvolver um projeto para capturar um asteroide relativamente próximo da Terra e levá-lo até à órbita da Lua para depois ser visitado e recolher material a ser estudado. Esta missão irá decorrer em 2017 para em 2021 poder começar a recolher o material.

sábado, 6 de abril de 2013

Matéria Negra encontrada

Ainda não é certeza, mas poderá ter-se descoberto matéria negra na sequência de experiências com raios cósmicos na Estação Espacial Internacional.
Esta matéria é difícil de se observar, pois quase não emite radiação eletromagnética. Daí a designação de matéria negra (não se vê). Pensa-se que esta matéria compõe cerca de 27% de toda a matéria do universo, muito mais do que a matéria observável pelos telescópios, cerca de 5%. Sabe-se da sua presença devido ao efeito gravitacional que exerce.
Falta a confirmação através da quantidade de positrões nas faixas mais altas de energia emitidas, que na teoria, deverá corresponder a um pico, seguido de uma queda abrupta na quantidade de positrões.

sábado, 16 de março de 2013

Um "novo" Sistema Platenário

Investigadores do Dunlap Institute for Astronomy & Astrophysics, da Universidade de Toronto descobriram, recorrendo aos telescópios Gemini e Keck, no Havaí, um sistema planetário a130 a.l. com cerca de 30 milhões de anos, um sistema ainda jovem com planetas muito maiores do que Júpiter. Este sistema ainda possui anéis de poeira em torno da sua estrela HR 8799.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Asteróide faz tangente à Terra

O asteroide 2012 DA14 atravessa hoje a atmosfera fazendo uma tangente ao planeta. Com 45m de diâmetro e cerca de 130 000 toneladas vai passar a menos de 28 000 Km da superfície da Terra. Poderá ser avistado com binóculos no céu de Sumatra.

 

Meteoro na Rússia causa vítimas a danos materiais

Hoje na Rússia, em Cheliabinsk, um meteoro explodiu em plena atmosfera.























Depois de deixar um rasto incandescente no céu, explode causando estragos materiais enormes. Vários pedaços, meteoritos, chegaram a cair no solo. Só janelas com vidros partidos faz uma área de 170 000 metros quadrados. As vítimas são mais de 1200, entre as quais pelo menos 200 crianças.
Seguem-se duas imagens sobre o impacto de um meteorito resultante da explosão e do rasto do meteoro.


 


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Exames 2013

Foi publicado o Despacho 2162 A de 2013 sobre os exames para 2013 onde constam as datas de realização dos exames de Física e Química A para o 10º/11º anos.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

DNA na saliva até 1 hora depois de um beijo.

Investigadores da Universidade Comenius, em Bratislava, na Eslováquia, desenvolveram um método para detetar o cromossoma Y na saliva. Assim, só é possível detetar DNA na saliva da mulher, permitindo ajudar na identificação de possíveis violadores.
Para esta investigação foram recrutados 12 casais que se beijaram durante aproximadamente 2 min, onde foi possível detetar o DNA até 1 hora depois do beijo.
É pena que normalmente os agressores não beijem as vítimas.


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Pó cancerígeno em casa

Uma equipa do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro descobriu compostos de estanho no pó de casas da região de Aveiro e Coimbra. Estes compostos encontram-se em objetos existentes em nossas casas, tais como, papel de parede, silicones, plásticos, roupas e brinquedos. Ana Sousa explica que estes compostos induzem o aparecimento do cancro atuando ao nível do sistema imunitário.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Software português para ecrãs

Uma equipa de portugueses apresenta um novo software na maior feira de tecnologia do mundo (Consumer Electronics Show 2013), em Las Vegas. Este software foi desenvolvido para transformar qualquer ecrã num touchscreen. Com base em sensores 3D torna a superfície dos ecrãs sensível ao toque. Funciona em ambiente Windows, Mac e Linux, e é inovador em relação a outros programas do mesmo género uma vez que possibilita o manuseamento à distância, sem toque no ecrã, e permite o manuseamento de mais utilizadores automaticamente detetados.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Imagem de átomos individuais por Paulo Ferreira

Paulo Ferreira, professor na Universidade do Texas, em Austin, está a desenvolver uma investigação que consiste em seguir o movimento individual de um só átomo. À pouco tempo obteve, na sua passagem pela Universidade de Kyushu, no Japão, uma das melhores imagens de átomos individuais.
Este trabalho tem muito a ver com o movimento browniano de partículas onde o alumínio, por exemplo, tem um óxido não reativo em macroescala, mas em nanoescala é explosivo.